10 de maio de 2012

Ativistas da Parto do Princípio reúnem-se com Promotora do Ministério Público Federal.

Da esquerda para a direita: Maria José Goulart, Cláudia Rodrigues, Promotora Federal Ana Paula Medeiros, Lúcia d'Aquino e Rafael d'Aquino

Na tarde de hoje (10), em Porto Alegre, integrantes do Nascer Sorrindo reuniram-se com Promotora do Ministério Público Federal responsável pela área da saúde, Ana Paula Medeiros, a fim de encaminhar as solicitações e demandas em busca do respeito à mulher e ao bebê no atendimento pré-natal e do parto.

Na reunião, foram tratados os seguintes assuntos: atendimento pré-natal adequado, falhas no protocolo de atendimento à parturiente e ao recém-nascido, realização rotineira de procedimentos desnecessários e prejudiciais (episiotomia, tricotomia, enema, Kristeller, posição de litotomia, aplicação de colírio de nitrato de prata e vitamina K nos bebês), extensão da licença maternidade e paternidade, alto índice de cesarianas nas redes pública e particular, violência física e psicológica por parte dos profissionais da saúde, lei do acompanhante, cesáreas por conveniência médica e disposição da mulher sobre a placenta.

Fotos: Tomas Edson Silveira
A Promotora foi muito receptiva às demandas. Quanto às questões pontuais, solicitou que encaminhássemos uma representação para que pudesse instaurar inquérito para investigação e tomada de providências.

No que diz respeito ao restante das demandas, nos comprometemos a manter contato, enviando informações baseadas em pesquisas científicas e evidências médicas, a fim de que o MPF, junto ao MPE e ao Ministério da Saúde tomem providências junto aos órgãos responsáveis.

Com essa reunião, abrimos um importante canal de comunicação junto ao Ministério Público Federal objetivando o efetivo encaminhamento das questões necessárias ao melhor atendimento das gestantes e bebês.

Participaram da reunião Maria José Goulart (doula Zezé), Cláudia Rodrigues (jornalista e escritora), Lúcia d'Aquino (advogada), Tomas Edson Silveira (jornalista) e o pequeno Rafael, de 6 meses.




2 comentários:

Angela disse...

Parabéns... é por aí que a gente chega em uma gestão da saúde participativa e democrática! Parabéns!!

Laura Bocco disse...

Parabéns meninas pela presença e pela luta, obrigada por representar a tantas mulheres nesse meio legal e formal ao qual nem todos têm acesso!