Sobre o Grupo Nascer Sorrindo



O Nascer Sorrindo surgiu, pela necessidade de apoio PRESENCIAL às gestantes e casais grávidos, aqui em Porto Alegre, fazemos parte Rede GAPP (Grupo Apoiado pela Parto do Princípio), porque acreditamos que para a mulher conquistar um parto ativo, protagonizado por ela e comprometido com a fisiologia do nascimento, a indicação de um profissional médico simpático ao parto natural não é o bastante.

Para que as mulheres brasileiras, inseridas em uma cultura cesarista dominante, consigam realizar as mudanças individuais necessárias para terem partos ativos, elas têm que desenvolver autonomia e autoconfiança durante a gestação e precisam de apoio emocional em suas comunidades. E esse é o papel do grupo de apoio.

Chamamos de GAPPs, os grupos de apoio presencial para gestantes e casais, alinhados com os valores da Parto do Princípio. Os encontros dos grupos são gratuitos, periódicos e reúnem gestantes, casais grávidos, pais e mães recentes, além de profissionais de saúde convidados.

Nos grupos, os casais podem discutir dúvidas em relação à gravidez e parto, compartilhar experiências, medos e ansiedades com outras mulheres e casais que desejam ou tiveram partos ativos e, através deles, formar suas próprias opiniões e obter indicações de profissionais, maternidades e casas de parto locais.

Por enquanto, a Rede GAPP tem trinta e oito grupos presenciais, em vinte e sete cidades brasileiras (ABC Paulista, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Guarulhos, Itaperuna, Juiz de Fora, Jundiaí, Londrina, Olinda, Manaus, Maringá, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Vitória), mas a idéia é que a rede cresça, a lista aumente e esse trabalho se multiplique em todos os estados brasileiros. Dentre eles, há grupos de apoio à amamentação também.


Os grupos trabalham de forma independente, mas compartilham com a PP a missão de oferecer informação qualificada sobre gestação e parto, incentivar o parto ativo e alertar sobre os riscos das cesarianas desnecessárias.

Se você está grávida, procure um GAPP perto de você!