Yoga Gestantes

 

                                                  Yoga para Gestantes
A prática do yoga na gestação é um dos métodos mais apropriados e perfeitos para unir corpo, mente e espírito, possibilitando acessar à nossa consciência, importantíssimo e fundamental durante a gestação.A palavra yoga pode ter diversos significados: unir, equipe; soma, conjunção, resultado; magia; controle da mente e dos sentidos; método de autoconhecimento; caminho espiritual; entre outros.O yoga é indicado como uma das melhores atividades físicas para gestantes, pois é leve e não oferece riscos quando feito com posturas selecionadas para grávidas. Beneficia o físico, o emocional e o espiritual para uma gestação saudável e prazerosa. As técnicas de mentalizações fazem uma programação mental durante o relaxamento ou meditação transformando em realidade o que se expressa sob a forma de pensamentos ou palavras.


Sabe-se que a prática regular, auxilia a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensas transformações, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento único de contato entre mãe e bebê.
Favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros. Estudos mostram que previne a má posição do feto.
De fato, a respiração da gestante se amplia, ela ganha serenidade, as posturas promovem o bem estar geral propiciando muita harmonia e tranqüilidade. Os resultados observados é a obtenção do útero muito mais relaxado, uma maior oxigenação placentária e consequentemente um maior aporte sanguineo para o bebê.
Mãe e bebê mais oxigenados, com certeza uma gestação mais saudável e tranquila e desde cedo estabelecendo e fortalecendo o vínculo.

Alguns benefícios específicos:

*Favorecimento da circulação sanguínea amenizando edemas, inchaços, dormências, cãibras e varizes
*Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê;
*Alívio e prevenção de dores lombares;
*Alívio da azia e melhor funcionamento intestinal, evitando a prisão de ventre;
*Favorecimento da comunicação mãe & bebê;

Boa Pratica!


                                    
A meditação é parte fundamental da prática de Yoga.No oriente a meditação consiste em não pensar em nada, o que é muito mais difícil do que formular uma frase e ficar pensando nela. Já para o Ocidente, é refletir, pensar sobre algum tema. Podemos tirar proveito dessa técnica para ter uma gestação e um parto mais tranqüilo aumentando a segurança, calma e equilíbrio emocional e afastando diversos medos como o da hora do parto.







O Relaxamento do Yoga na Gravidez produz uma série de alterações benéficas, fisiológicas do corpo, como, por exemplo, normalizar a pressão arterial, melhorando a função glomerular dos rins e em longo prazo, a redução de estresse, o aumento da concentração, o pensamento mais ordenado, o retardamento do processo de envelhecimento, entre outros. Para a mulher grávida o relaxamento profundo e regular, além das vantagens citadas anteriormente, é o momento propício para entrar em contato com a consciência do seu filho. Sabe-se que o vínculo entre mãe-filho se inicia ainda quando o neném está se formando no ventre. Portanto, é recomendado que a gestante converse sempre com seu filho relatando o que está acontecendo com a mãe durante toda a gestação e ainda podendo pedir ajuda durante trabalho de parto e parto. Depois do nascimento pode-se perceber o contato que já estava pré-estabelecido entre mãe e filho.



Maiores informações com doula Zezé pelo fone 991236136 e ou contatos pelo facebook in box: https://www.facebook.com/mariajose.goulart
Sou Instrutora de Yoga gestantes/baby, mãe e doula, focalizadora dos encontros do GAPP Nascer Sorrindo.

                          
Aulas em grupo terças às 10:15 h e quintas às 19:00h, teoria e prática de preparação para o Parto.
Quartas às 14h30 yoga baby ( sem turma neste momento)
A pratica acontece no Atelier Terapêutico de Ísis, na Visconde d Herval, 711 Menino Deus. 

                                         *