Neste livro o médico e escritor gaúcho Ricardo Herbert Jones aborda as questões centrais da revolução paradigmática na atenção ao nascimento que começa a se delinear na aurora do século XXI. Através das conversas de 3 colegas de residência, que se encontram depois de muitos anos afastados, ele discorre sobre os principais temas da humanização do nascimento: o protagonismo restituido à mulher no parto, a visão integrativa e interdisciplinar do nascimento e a vinculação dos postulados da humanização com a corrente renovadora da medicina do final do século XX, conhecida como "Medicina Baseada em Evidências". Com linguagem clara, não técnica, acessível e recheada de humor, o livro nos leva a pensar nos problemas graves que estamos enfrentando (excesso de intervenções, objetualização de pacientes, epidemia de cesarianas, protocolos fechados de atenção ao parto, etc.) ao mesmo tempo em que aponta caminhos para o que ele chama de "o melhor de dois mundos": um atendimento obstétrico centrado na pessoa, que oferece suporte afetivo, emocional, psicológico e espiritual para as gestantes, além da garantia de acesso às tecnologias médicas para aqueles casos em que existe um desvio da normalidade. Em suas próprias palavras, a "obstetrícia na perspectiva do sujeito". Uma leitura indispensável para os que desejam conhecer os dilemas do parto e nascimento nas sociedades ocidentais.
Lançamento em Porto Alegre, dia 23/05/12, as 18h, no Instituto NT de Cinema - R. Marquês do Pombal, 1111 - Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre.
Sessão de autógrafos e palestra com o autor, Ricardo Jones.
Estarão à venda no local, Entre as Orelhas e a 3ª edição do Memórias de um Homem de Vidro.
Compareça!
3 comentários:
Olá... sabe quais os valores dos livros? Beijos!!!
Acho que não precisa mais responder, né? :)
Tava ótimo o lançamento do livro, né? Beijos
Gostaria de usar este seu texto no folder de apresentação do nosso evento I Workshop de Humanização do Parto e Nascimento, com lançamento do livro Entre as Orelhas.
contato jotaenejotaene@gmail.com
Obrigada!
Postar um comentário